O Grupo Santa Casa BH (GSCBH) tem o compromisso de avançar constantemente na consolidação da transformação cultural, tornando-se uma organização, cada dia, mais segura, transparente, diversa e inclusiva. 


Esse compromisso é traduzido por meio dos nossos VALORES:

  • Amor pelo que fazemos.
  • Orgulho de pertencer e cooperar.
  • Perfil inovador e visão de futuro.
  • Compromisso com a sociedade.
  • Empatia e sinergia nas relações.
  • Comportamento ético e transparente.
  • Entusiasmo e engajamento.
  • Responsabilidade socioambiental.
  • Respeito, equidade e inclusão.


Foi, a partir desses valores, que o Grupo Santa Casa BH entendeu a necessidade e a importância de se falar sobre a DIVERSIDADE, junto aos seus colaboradores. Afinal, somos uma organização feita por e para pessoas. 



Partindo desse cenário, a área de Compliance e Integridade do Grupo Santa Casa BH criou o projeto Diversidade e Inclusão, que tem como objetivo contribuir para a redução da desigualdade no ambiente de trabalho, por meio de ações que promovam a equidade e o respeito à diversidade.

Para atingir seu objetivo, o projeto Diversidade e Inclusão se baseia nos seguintes pilares: 


1. Elaboração de políticas e normativas internas, a fim de impulsionar a contratação, o desenvolvimento e a retenção de talentos diversos;


2. Promoção de um ambiente de trabalho inclusivo, com investimento constante no desenvolvimento de pessoas e no seu empoderamento para atuação como agentes de mudança;


3. Gerar impacto na comunidade em que vivemos, promovendo o tema com iniciativas que apoiam causas relevantes e contribuem, de forma efetiva, para a transformação social e cultural.



O GSCBH entende que promover o respeito, a igualdade e a inclusão traz benefícios, não só para os colaboradores e para as suas relações, mas reflete, também, na evolução da organização como um todo. Por isso, o projeto Diversidade e Inclusão está totalmente alinhado a outras ações e iniciativas institucionais:

Planejamento Estratégico Institucional

A diversidade e a inclusão é um desdobramentos da diretriz “Aprendizado e Inovação”, que visa impulsionar a transformação social.

A temática, representa para o GSCBH, a formação de uma cultura sólida e o fortalecimento da pluralidade no ambiente de trabalho. As ações de diversidade e inclusão também podem refletir nos valores organizacionais, ao viabilizar melhor performance financeira, inovação de processos, variedade no conhecimento e, como consequência, a sustentabilidade do negócio.

A Diversidade e Inclusão no programa de Compliance e Integridade

Busca viabilizar um canal que possibilite que a temática possa ser debatida entre colaboradores e demais envolvidos na instituição. Inserir esses temas na cultura organizacional demonstra uma ação efetiva de combate à discriminação e de inclusão de grupos vulneráveis.

A Diversidade e Inclusão no Sistema de Governança

O projeto visa contribuir para o fortalecimento e a evolução do Sistema de Governança, por meio de ações relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), da Organização das Nações Unidas (ONU), sobretudo o ODS 10 – Redução das Desigualdades – e o ODS 5 – Igualdade de Gênero. Além disso, o projeto tem o intuito de fortalecer as contratações de colaboradores, prezando, pela pluralidade e possibilitando a diversidade na tomada de decisões, além do enriquecimento cultural e a representatividade dos diversos grupos em nossa instituição.

De acordo com o dicionário, “diversidade” é um substantivo feminino que significa a qualidade daquilo que é diverso, diferença, dessemelhança, variação, variedade, multiplicidade. Mas, também, pode significar ausência de acordo ou divergência.

Apesar da palavra “diversidade” ser utilizada para denotar o processo de inclusão cultural e de gênero nas empresas, na política, nos relacionamentos e na sociedade, ela também pode se referir ao meio ambiente. 

Aceitar a diversidade cultural não é apenas conseguir conviver com gêneros, cores ou orientações sexuais diferentes, mas respeitar ideias, culturas e contextos de vida distintos.


Raça e cor

LGBTQIAPN+

Gerações

PCD

Gênero


Participe dos Grupos de Afinidade do Grupo Santa Casa BH, sugerindo ações, propondo melhorias e discutindo propostas sobre os seguintes temas:


• Equidade de Gênero

Gerações

LGBTQIAPN+

Pessoa com Deficiência

Raça e Cor


INSCREVA-SE
2021 - Todos os direitos reservados.