2021 será o ano da saúde mental no Grupo Santa Casa BH. Por isso, criamos a campanha “Faz Sentido”, um movimento focado no autoconhecimento, no cuidado e no processo de discussão, entendimento e aceitação do tema, para derrubar tabus sobre o assunto. 


E, nessa jornada, também é fundamental descobrir como o corpo se comunica por meio dos sentidos. Sensações do cotidiano, como experimentar sabores agradáveis, observar uma paisagem bonita, escutar uma música que gosta, abraçar alguém carinhosamente e sentir o cheiro da pessoa amada faz você se conectar com você mesmo e com o próximo. É o olhar para dentro e um convite para sentir todas as emoções. Conexões que nos guiam por um caminho de autorreflexão.


E ai?! Faz sentido?



Saúde mental é um estado de bem-estar que envolve a capacidade de apreciar a vida, se relacionar satisfatoriamente, trabalhar, administrar adversidades e superar conflitos.

 

Não devendo ser confundida com felicidade plena e o modo como lidamos com os nossos sentimentos sinaliza se ela vai bem. 

 

Por causa de situações que acontecem em nossas vidas, às vezes, estar ansioso, preocupado e angustiado é normal. Por isso, é tão importante refletir sobre as nossas emoções, ideias e pensamentos.


Fique atento, pois a mudança constante de humor ao longo do dia e explosões repentinas podem ser sinais de alerta. Se perceber que emocionalmente não está muito bem, este pode ser um bom momento para procurar ajuda!


Depressão: tristeza persistente, perda de interesse ou prazer, culpa e baixa autoestima. No estado grave, pode levar ao suicídio.


Transtorno Afetivo Bipolar: são episódios de mania (euforia), associados ou não a fases depressivas. Na mania, é comum observar o humor elevado ou irritado, o excesso de atividade, a autoestima inflada, uma maior excitação, além de distúrbios do sono.


Transtorno de Ansiedade: prevalência de preocupação, apreensão ou medo, que são fortes o bastante para interferir nas atividades diárias.

Demência: é crônica e progressiva. Afeta a memória, o pensamento, a aprendizagem, o julgamento, o controle emocional e o comportamento social.


Esquizofrenia e outras psicoses: apresentam alterações de pensamento, percepções, emoções, linguagem, consciência do "eu" e comportamento. Há presença de alucinações e delírios.


Distúrbios do desenvolvimento, incluindo o autismo: Se iniciam na infância e causam prejuízos no aprendizado, na linguagem, na interação social e no comportamento.

Coloque essas ideias em prática no dia a dia

Pequenas ações cotidianas, quando se tornam hábitos, podem impactar positivamente na nossa saúde mental.

Confira algumas sugestões que vão fazer bem para sua mente e seu corpo.


SINTA

Em momentos de relaxamento e descanso, concentre-se e esqueça o que acontece fora do local onde você estiver.




PERCEBA

Ao se alimentar, coma tranquilamente, degustando os alimentos. E, sempre que possível, experimente novos sabores.




RESPIRE

Tenha consciência do seu corpo.

Faça meditação, yoga e atividades que te relaxem.



OBSERVE

Tire um momento do dia para olhar uma paisagem bonita ou uma fotografia que te traga boas lembranças.




 ESCUTE

Ouça músicas que você gosta sempre que possível. Cante, dance, se divirta.  





DESCONECTE-SE

Use a tecnologia a seu favor. Redes sociais, telefones e aplicativos de conversa ajudam a ficar mais perto de quem gostamos, mas tudo em excesso faz mal.




ACALME-SE

Em momentos de stress, pare e respire fundo antes de falar algo ou tomar alguma decisão.




DESCANSE

Ter um padrão de sono de qualidade é restaurador e te dará mais foco e energia.





MOVIMENTE-SE

Exercitar o corpo e a mente são atividades de extrema importância para a conquista da saúde mental.




RELAXE

Escolha hobbies que podem ajudar a melhorar sua qualidade de vida, contribuindo para uma sensação de bem-estar.



CUIDE-SE

Ter uma boa alimentação tem tudo a ver com o bem-estar






PLANEJE-SE

Liste as tarefas que precisam ser realizadas com base na ordem de prioridade. Assim, você diminui a ansiedade e evita esquecimentos. 





Alimente suas emoções e cuide dos seus sentidos para alcançar o bem-estar.


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