Cuidar do seu bem-estar com atitudes ativas e responsáveis é contribuir para uma melhora da sua saúde física, espiritual e psíquica. É preciso dar um tempo para você mesmo e entender quais são as suas necessidades e desejos. E, nessa jornada, também é fundamental descobrir como seu corpo se comunica e quais os impactos dessa comunicação no seu dia a dia. Sensações do cotidiano, como experimentar sabores agradáveis, observar uma paisagem bonita, escutar uma música que gosta, abraçar alguém carinhosamente e sentir o cheiro da pessoa amada faz você se conectar com você mesmo e com o próximo. É o olhar para dentro e um convite para sentir todas as emoções. Conexões que nos guiam por um caminho de autoconhecimento, autocuidado e empatia que refletem em você e na sociedade onde você se insere e se identifica.
E ai?! Faz sentido?
Saúde mental é um estado de bem-estar que envolve a capacidade de apreciar a vida, se relacionar satisfatoriamente, trabalhar, administrar adversidades e superar conflitos.
Esse bem-estar, não significa felicidade plena. Sentir ansiedade, preocupação e angústia em alguns momentos da vida é normal e faz parte do processo natural e saudável de existência. Por isso, é tão importante refletir sobre as nossas emoções, ideias e pensamentos e observar se os pensamentos negativos persistem ou vão embora com o tempo.
Mudanças constantes de humor ao longo do dia e explosões repentinas podem ser sinais de alerta. Se perceber que emocionalmente não está muito bem, este pode ser um bom momento para procurar ajuda!
Depressão: tristeza persistente, perda de interesse ou prazer, culpa e baixa autoestima. No estado grave, pode levar ao suicídio.
Transtorno Afetivo Bipolar: são episódios de mania (euforia), associados ou não a fases depressivas. Na mania, é comum observar o humor elevado ou irritado, o excesso de atividade, a autoestima inflada, uma maior excitação, além de distúrbios do sono.
Transtorno de Ansiedade: prevalência de preocupação, apreensão ou medo, que são fortes o bastante para interferir nas atividades diárias.
Demência: é crônica e progressiva. Afeta a memória, o pensamento, a aprendizagem, o julgamento, o controle emocional e o comportamento social.
Esquizofrenia e outras psicoses: apresentam alterações de pensamento, percepções, emoções, linguagem, consciência do "eu" e comportamento. Há presença de alucinações e delírios.
Distúrbios do desenvolvimento, incluindo o autismo: Se iniciam na infância e causam prejuízos ou atrasos no aprendizado, na linguagem, na interação social e no comportamento.
Coloque essas ideias em prática no dia a dia
Pequenas ações cotidianas, quando se tornam hábitos, podem impactar positivamente na nossa saúde mental.
Confira algumas sugestões que vão fazer bem para sua mente e seu corpo.
SINTA
Em momentos de relaxamento e descanso, concentre-se em você e esqueça o que acontece fora do local onde você estiver.
PERCEBA
Ao se alimentar, coma tranquilamente, degustando os alimentos. E, sempre que possível, experimente novos sabores.
RESPIRE
Tenha consciência do seu corpo.
Faça meditação, yoga e atividades que te relaxem.
OBSERVE
Tire um momento do dia para olhar uma paisagem bonita ou uma fotografia que te traga boas lembranças.
ESCUTE
Ouça músicas que você gosta sempre que possível. Cante, dance, se divirta.
DESCONECTE-SE
Use a tecnologia a seu favor. Redes sociais, telefones e aplicativos de conversa ajudam a ficar mais perto de quem gostamos. Mas não use em excesso.
ACALME-SE
Em momentos de stress, pare e respire fundo antes de falar algo ou tomar alguma decisão.
DESCANSE
Ter um padrão de sono de qualidade é restaurador e te dará mais foco e energia.
MOVIMENTE-SE
Exercitar o corpo e a mente são atividades de extrema importância para a conquista da saúde mental.
RELAXE
Escolha hobbies que podem ajudar a melhorar sua qualidade de vida, contribuindo para uma sensação de bem-estar.
CUIDE-SE
Ter uma boa alimentação ajuda a nutrir e garantir o bom funcionamento do corpo. Alimentos funcionais também auxiliam na sensação de bem-estar.
PLANEJE-SE
Liste as tarefas que precisam ser realizadas com base na ordem de prioridade. Assim, você diminui a ansiedade e evita esquecimentos.
Alimente suas emoções e cuide dos seus sentidos para alcançar o bem-estar.
Você pode contar com o acolhimento psicológico nesse momento de pandemia.
Vamos conversar e falar sobre seu momento atual, medos, angústias e outros assuntos que considere importantes para o seu bem-estar. Clique aqui e preencha o formulário para o acolhimento. Entraremos em contato com você..