O que é Setembro Dourado?

O Setembro Dourado é um movimento internacional de conscientização da população sobre o câncer infantojuvenil. As ações são desenvolvidas com o intuito de ampliar o debate sobre o assunto e chamar a atenção para a importância do diagnóstico da doença.


De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer infantojuvenil já representa a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. O que corresponde a 43,4 por milhão. Nas crianças e adolescentes, os cânceres mais frequentes são as leucemias, linfomas e tumores sólidos.


Em 2021, a campanha promovida pelo Grupo Santa Casa BH tem o objetivo de conscientizar as pessoas de que o câncer infantojuvenil tem tratamento, destacando a importância das relações de afeto entre os profissionais de saúde e seus pacientes. É por meio dessas histórias que são construídos laços de amor, alegria e superação.

Sinais e Sintomas

O câncer infantojuvenil, na maioria das vezes, se apresenta com sinais e sintomas inespecíficos e semelhantes aos de outras doenças comuns da infância. Nesse contexto, é fundamental que os pais ou responsáveis levem a criança ou o adolescente às consultas regulares com o pediatra, visando ao diagnóstico da doença.


PALIDEZ REPENTINA E PERDA DE ENERGIA

Se você está notando alguma mudança ou algo estranho na criança ou adolescente, mesmo que não consiga definir com precisão o que é, não demore a levá-lo para uma avaliação médica.


MANCHAS ROXAS

PELO CORPO

Fique atento às manchas roxas que surgem

no corpo das crianças e adolescentes, principalmente quando não são associadas

a algum tipo de traumatismo.


VOLUME ABDOMINAL

E NÓDULO

Nas crianças e adolescentes, o aumento do volume abdominal associado à

palpação de qualquer caroço é um

sinal de alerta.


QUEDAS E CONTUSÕES FREQUENTES

Ao observar alterações no modo de andar, no equilíbrio e na fala, além de dor de cabeça persistente e progressiva, perda de habilidades já desenvolvidas e alterações comportamentais, procure ajuda do pediatra.



FIQUE ATENTO AOS SINAIS

Crianças e adolescentes pouco ativos,

que apresentam fadiga persistente,

febre prolongada, perda de peso

e palidez sem explicações,

devem ser levados ao médico.

.

ALTERAÇÃO REPENTINA DE VISÃO


Atenção para a Leucocoria, que é o reflexo branco na pupila e o aparecimento repentino do estrabismo. Ambos os sintomas devem ser investigados rapidamente.

NÓDULO OU INCHAÇO INCOMUM


Se notar inchaço, aparecimento de algum caroço e dor nas articulações

(joelho e ombro), pernas e costas, procure um médico.

Ações 2021

Em setembro, vamos celebrar as relações de afeto criadas entre nossos profissionais de saúde e seus pacientes com uma programação especial e, também, levar informação para a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.


Confira a programação:


06 a 09 de setembro

Bingo educativo

Distribuição de algodão-doce

Contação de histórias


13 a 17 de setembro

Homenagens de afeto entre pacientes e profissionais

Apresentação de mágica


20 a 24 de setembro

Oficina ludoterápica

Distribuição de pipoca


27 a 30 de setembro

Ação cultural e musical

Cabine de foto

PARTICIPE TAMBÉM

Cartão de desenho


Explore a imaginação! Imprima o cartão para colorir, desenhar e homenagear seus

laços de afeto.

Baixe o cartão de desenho

Papel de Carta


Sabe aquele (a) Profissional de saúde que já é quase da sua família? Escreva uma carta e demonstre seu afeto a ele (a).

Baixe o papel de carta


Multimídia

Vídeos

Podcast

Fotos


Oncologia no Grupo Santa Casa BH

Reconhecida como a maior prestadora de serviços no segmento oncológico, para o SUS, em Minas Gerais, a Santa Casa BH é referência na assistência ao paciente que luta contra o câncer e oferece apoio emocional, social e recreação aos pequenos pacientes. De acordo com o DATASUS, o hospital ocupa o primeiro lugar no tratamento oncológico para adultos e crianças no estado.


Em 2020, a instituição realizou 951 sessões de quimioterapia, 42 de radioterapia, 32 cirurgias e 3.901 tratamentos clínicos de pacientes oncológicos com até 17 anos.


Em maio de 2021, a Santa Casa BH inaugurou o Instituto de Oncologia e, desde então, triplicou a capacidade de atendimento, melhorando ainda mais a qualidade dos serviços oferecidos à sociedade. A estrutura conta com 33 consultórios, 80 pontos para tratamento oncológico, dois aceleradores lineares, leitos de urgência e salas de observação.


O Hospital São Lucas, que pertence ao Grupo Santa Casa BH, é referência em Oncologia Pediátrica na saúde suplementar. Oferece aos pequenos pacientes atendimento eletivo e de urgência, nas unidades de Pronto Atendimento, Internação e Tratamento Intensivo, que funcionam com equipe multiprofissional de referência especializada.



Dúvidas frequentes

• O que é câncer infantojuvenil?

O câncer infantojuvenil corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo.

 

• Câncer é contagioso?

Não. O câncer não é contagioso.

 

Câncer tem cura?

Sim. Para isso, é importante realizar o diagnóstico e promover o acesso a centros de tratamentos especializados, sendo isso fatores fundamentais para que as crianças e adolescentes tenham melhores chances de cura.

 

• Todo tumor é câncer?

Não, nem todo tumor é câncer. Quando o tumor se dá por crescimento do número de células, ele é chamado neoplasia - que pode ser benigna ou maligna. Ao contrário do câncer, que é neoplasia maligna, as neoplasias benignas têm seu crescimento de forma organizada, em geral lento, e apresenta limites bem nítidos. Elas tampouco invadem os tecidos vizinhos ou desenvolvem metástases. O lipoma é um exemplo de tumor benigno.


Quais os tipos de câncer mais comuns em crianças?

Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias (que afetam os glóbulos brancos), os que atingem o sistema nervoso central e os linfomas (sistema linfático). 

 

O câncer infantojuvenil é diferente do câncer de adulto?

Sim. Eles possuem origem e tipos diferentes, sendo as melhores taxas de cura nos casos de câncer infantojuvenil. 

 

• O paciente infantojuvenil reage melhor ao tratamento?

Tumores na criança e no adolescente são constituídos de células indiferenciadas de crescimento rápido, o que, geralmente, proporciona melhor resposta aos tratamentos atuais.

 

• Criança pode ter câncer no fígado?

Sim. O hepatoblastoma é o mais comum tumor maligno que surge, primariamente, no fígado de crianças. Ocorre, predominantemente, abaixo dos três anos. Os sintomas mais comuns são: aumento abdominal e dor na região, perda de apetite, emagrecimento, náusea e vômitos, aumento das veias abdominais e puberdade precoce.  

 

• O que é retinoblastoma? 

É um tumor maligno, originário das células da retina, que é a parte do olho responsável pela visão, afetando um ou ambos os olhos. Geralmente, ocorre antes dos 5 anos de idade. A principal manifestação é um reflexo brilhante no olho doente, parecido com o brilho que apresentam os olhos de um gato quando iluminados à noite. As crianças podem ainda ficar estrábicas (vesgas), ter dor e inchaço nos olhos ou perder a visão.

 

• Quais os tipos de câncer ósseo mais comuns em crianças e adolescentes?

O osteossarcoma é o tumor maligno ósseo mais frequente, na infância e na adolescência, geralmente associado a dor local e inchaço. O local mais comumente afetado é a região do joelho. O sarcoma de Ewing é o segundo tumor ósseo mais frequente, na infância e adolescência. Trata-se de um câncer altamente agressivo e pode, também, surgir em tecidos de partes moles (músculos, cartilagens). Os sinais e sintomas iniciais incluem massa ou inchaço na área do tumor, dor óssea - que pode piorar à noite - e febre sem causa conhecida. 

Gostou desse conteúdo?

Participe das diversas campanhas promovidas pela Santa Casa BH.

Faça a sua doação e nos ajude a promover o bem-estar dos nossos pacientes.

Doe Agora
© Copyright 2021, Todos os direitos reservados | Grupo Santa Casa BH